... sobre raízes, coração e plano de vôo.
Nós, planejadores,
somos essencialmente
seres curiosos e inquietos.
Somos também,
por natureza ou por sacerdócio,
estudiosos e pesquisadores, potencialmente influenciadores e, necessariamente, negociadores.
Particularmente, tenho por hábito
buscar a visão do conjunto,
o olhar sobre o contexto e um desejo intrínseco de interferir no rumo das coisas (quem nunca!?...rs). Sobrevôo pelos conteúdos que possam estar envolvidos num projeto – até alguns que certamente não estarão, e então me debruço sobre um – ou alguns poucos caminhos, de forma mais detalhada, para dessa forma alcançar o cerne da questão.
Trabalhar partindo do todo para o específico, interligando muitas vezes assuntos tão diversos quanto distantes, pode sugerir que somos generalistas, mas essa é uma das armadilhas dos julgamentos precipitados... não espere superficialidade de um (bom) planner.
É a inteligência contida nas argumentações e a criatividade expressa nos insights, que iniciam e norteiam o prazer da jornada planejadora. O deleite tem continuidade no mergulho prático, que segue costurando as investigações sobre problemas, marcas, mercados e públicos. Daí em diante se soma às trocas com os colaboradores do processo, assim como cresce e enriquece com as negociações junto às lideranças que decidem os rumos, até obter o engajamento de todos, porque só em conjunto encontram-se os elementos necessários para construir a ideia matadora, os raciocínios bem fundamentados, a proposta criativa encantadora e a entrega coerente que seduz, convence e converte o planejamento estratégico em projeto de implantação.
O planejamento começa como um ato solitário, mas não deve seguir assim,
sob pena de tornar-se loucura.
É só através do engajamento que ele se torna relevante, capaz de inspirar pessoas e orientar boas práticas com potencial para transformar desafios em resultados consistentes.
Mais que um trabalho, uma aptidão ou um talento, encaro o Planejamento como uma forma de expressão, como um meio de contribuição para concretizar ações com mais propósito e significado, e por fim, como uma chance de caminhar por rotas mais bem pavimentadas, enquanto seguimos adiante na direção dos objetivos que desejamos alcançar.
___________________________________________________________________________________________________
É com muita alegria que iniciamos o nosso blog ,e exatamente por isso, nesse primeiro post falo sobre o prazer de ser publicitária e planejadora. Passados 23 anos de mercado, percebo que é exercendo essa atividade que eu efetivamente me realizo e tenho a felicidade de colocar meu conhecimento em ação.